Uso de Fitoterápicos com o Objetivo de Potencializar os Tratamentos Estéticos

 

 

A fitoterapia existe há muitos anos, mas atualmente, com o avanço da “medicina alternativa”, ela tomou notoriedade maior, devido a seus efeitos positivos nos tratamentos como a aromaterapia.

 

Na estética, não poderia ser diferente, popularmente conhecemos muitas ervas que um fulano disse que emagreceu 15kgs tomando chá, ou sicrano acrescentou a dieta alguma semente que emagreceu magicamente 10 kgs.

 

Fato que essas mágicas não existem, mas não podemos negar a contribuição dos fitoterápicos e suplementos que potencializam um plano alimentar, ou uma dieta temporária.

 

Legalmente, a questão da prescrição é polêmica, diga-se de passagem, que somente poderiam prescrever Nutricionistas e Médicos, mas na prática há ressalvas no Crefito e demais conselhos, como o Coren, que aprovam os respectivos profissionais a sugerir uma conduta terapêutica com formulação fitoterápica.

 

Problema é que na prática, essas leis não são cumpridas, ou seja, tem farmácias de manipulação que não aceitam nossas sugestões terapêuticas.

 

Tirando essa parte burocrática, vamos entrar no assunto propriamente dito:

 

DIFERENÇAS ENTRE ORTOMOLECULAR X FITOTERÁPICOS

 

A diferença básica é uma só: fitoterápicos são orgânicos e derivados de compostos naturais, atuam na homeostase do organismo e vezes ou outras atuam na parte enzimática.

 

Já os ortomoleculares, atuam na reorganização do metabolismo, ou seja, a nível MOLECULAR, basicamente em dois sistemas: antioxidantes ou enzimáticos (acelerando reações bioquímicas).

 

QUANDO RECOMENDAR UM FITOTERÁPICO?

 

Sempre acho interessante o trabalho em conjunto, consultar uma boa nutricionista é sempre favorável.

 

No geral a regra é: se o metabolismo é resistente, pode prescrever um fitoterápico.

 

Por exemplo, quando uma paciente inicia um tratamento de modelagem com você, mas passa 7 dias constipada e é um problema corriqueiro ao qual o médico já acompanha e não há melhora do quadro, ou, até mesmo acompanha melhora mas volta.

 

O seu trabalho é um conjunto de ações que vão além dos movimentos peristálticos da massagem, podemos estar sugerindo a esta paciente dicas para harmonizar a flora intestinal e a motilidade do intestino, nesse caso é cabível uma intervenção fitoterápica (abaixo coloquei algumas fórmulas).

 

Cautela e bom senso sempre serão a regra, além, claro, de ter em mãos um bom manual de fitoterápicos e ortomoleculares.

 

COMO RECOMENDAR UM FITOTERÁPICO?

 

Faça um bloco de sugestões terapêuticas personalizado com sua logo marca, nele, como profissional, poderá passar as dicas e fórmulas de forma segura e confiável, a paciente se sentirá como única e tratada de forma diferenciada, afinal todos nós somos diferentes.

 

HAVERÁ SEMPRE EXCEÇÕES

 

Claro que sempre haverá pacientes que não necessitam deles, ou seja, pacientes com evolução rápida, sem complicações no meio do caminho.

 

De regra, sempre é bom o uso moderado, claro tudo em excesso não faz bem.

 

FÓRMULAS BÁSICAS

 

Algumas fórmulas são muito eficazes na estética, segue algumas que eu utilizo mais com meus pacientes há muitos anos, caso você não possa prescrever, solicite um chá, produtos já prontos (como os da central fórmulas de São Paulo), mas não deixe de solicitar ou de dar dicas sem seu receituário pronto, a personalização dos seus tratamentos mostra o tipo de profissional que é.

 

ANTIOXIDANTE

 

GINKGO BILOBA (EXTRATO SECO) – 50mg

FITINA – 300mg

EXCIPIENTE – QSP – 1 CÁPSULA

TOMAR 1 CÁPSULA 2x AO DIA.

 

EMAGRECIMENTO E ESTIMULANTE DA INSULINA

 

GYMNEMA SILVESTRE – 100mg

EXCIPIENTE – QSP – 1 CÁPSULA

TOMAR 1 CÁPSULA 30 MINUTOS ANTES DO ALMOÇO OU JANTAR.

 

 

 

Abraços e até a próxima!

Jee Amorim.

 

 

 

 

Jeovania

Sobre Jeovania Amorim

Fisioterapeuta Dermato Funcional (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), Esteticista e Terapeuta Holística (Humaniversidade), Especialista em Estética e Cosmética (Gama Filho-PE) atualmente acadêmica de Enfermagem (Universidade Federal de Alagoas). Apaixonada pela ciências da saúde, amo cuidar do ser humano como um todo, trato a estética com devoção, terapeuta holística por vocação.