USO DA TENS PARA ALÍVIO DA DOR NO PÓS OPERATÓRIO DE LIPOASPIRAÇÃO

 

 

A TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) é um recurso utilizado com bastante propriedade por nós fisioterapeutas para promover analgesia.

 

Apesar do largo uso em outras especialidades a sua utilização no pós-operatório de cirurgias plásticas ainda é pouco divulgado e embasado.

 

Para esclarecer esse tema analisei um artigo publicado na 39ª edição da revista Aesthetic Plastic Surgery agora em 2015.

 

Trata-se de um estudo brasileiro, duplo-cego, controlado e randomizado (detalhes metodológicos que tornam o estudo mais confiável) sobre o uso da TENS para o alívio da dor no pós-operatório de lipoaspiração.

 

Concluiu-se que a TENS pode ser usada com segurança como terapia analgésica adjuvante após a lipoaspiração, pois eficazmente conduz a uma redução substancial na dor pós-operatória e no consumo de analgésicos quando administrados em combinação com morfina e dipirona em regime analgésico multimodal.

 

Apesar dos benefícios para a redução da dor, o fisioterapeuta deve ter cautela na utilização desse recurso, pois em algumas situações a sensibilidade tátil dos pacientes pode estar comprometida, o que por sua vez, pode gerar problemas com queimaduras superficiais.

 

Nestes casos, podemos lançar mão do conhecimento dos dermátomos anatômicos o que garante segurança sem reduzir a eficiência da TENS.

 

Como sempre digo, uma abordagem multidisciplinar é o melhor caminho para uma excelente recuperação pós-cirurgias plásticas.

 

Ter uma equipe de fisioterapia que trabalhe em parceria com o cirurgião plástico significa ter QUALIDADE no atendimento com benefício direto para os pacientes.

 

 

 

 

Segue os dados da publicação: Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation for Pain Relief After Liposuction: A Randomized Controlled Trial. Aesth Plast Surg (2015) 39:262–269

 

 

 

Um forte abraço!

Rhayssa Rhaquel Ribeiro

 

 

 

Rhayssa

Sobre Rhayssa Rhaquel

Mestre em Fisioterapia pela UFRN. Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Estácio-RJ. Professora convidada em programas de Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional. Professora integrante da Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional - LEFIDEF