Uauuu!!! Cientistas elaboram ‘segunda pele’ para esconder rugas e olheiras

 

 

 

Essa notícia está dando o que falar!

 

Cientistas nos Estados Unidos desenvolveram um material sintético (um polímero) que, quando espalhado sobre a pele, cria segundo eles uma “segunda pele”, mais firme e elástica, reduzindo assim de forma nítida rugas e bolsas debaixo dos olhos.

 

Os primeiros resultados foram publicados na segunda-feira dia 9/05/2016 na revista Nature Materials que além do resultado estético, pode vim a ser usado no tratamento de doenças da pele e na proteção da pele contra os raios ultravioletas. (http://www.nature.com/nmat/journal/vaop/ncurrent/full/nmat4635.html)

 

A equipe de cientistas americanos testou o protótipo em alguns voluntários aplicando a fórmula na região abaixo dos olhos, nos antebraços e pernas.

 

Segunda Pele

 

O polímero polissiloxano foi sintetizado usando moléculas de silicone e oxigênio. O composto foi elaborado para simular a pele humana e fornecer uma camada protetora e permeável.

 

Segundo os pesquisadores, a película temporária pode manter a hidratação da pele e auxiliar no aumento de sua elasticidade.

 

Um dos testes realizados foi o de beliscar a pele por um tempo e depois soltar para analisar quanto tempo ela demorava voltar a sua posição original.

 

Com o envelhecimento, a pele perde firmeza e elasticidade e, com isso, o desempenho nesse tipo de teste fica pior.

 

Polimero02

Olho esquerdo com polímero                                          Olho direito sem polímero

 

É bem evidente e surpreendente o resultado, pode-se observar que na região com a película a pele aparenta estar bem mais macia, firme e menos enrugada.

 

Robert Langer que liderou a pesquisa no MIT relata que ainda há muitos desafios em desenvolver uma segunda pele que seja invisível, confortável e eficaz para manter a hidratação.

 

“Ela precisa ter as propriedades óticas certas, ou não vai ter uma boa aparência, e precisa ter as propriedades mecânicas certas, ou não vai ter a força certa e não vai desempenhar seu papel corretamente.”

 

“Estamos muito animados com as oportunidades que são apresentadas com o resultado deste trabalho e ansiosos para desenvolver mais esses materiais para melhorar o tratamento a pacientes que sofrem de várias doenças de pele”.

 

Não há previsão de quando o produto estará disponível para a venda, segundo pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) são necessários mais estudos para determinar a eficácia desta segunda pele. Além do mais o polímero aguarda aprovação de órgãos reguladores.

 

É o não é sensacional essa criação!!!

 

O que você achou dessa novidade? Comente abaixo!

 

Fontes:

http://publico.uol.com.br/ciencia/noticia/podera-uma-invisivel-pelicula-sintetica-dar-a-pele-um-aspecto-juvenil-1731432

http://www.nature.com/nmat/journal/vaop/ncurrent/full/nmat4635.html

http://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/cientistas-desenvolvem-segunda-pele-para-esconder-rugas-e-olheiras/ar-BBsSvF0?li=AAggPNl\

|

|

|

Lorena

Sobre Lorena Lima

Formada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Dermato-Funcional pela Estácio de Sá. Apaixonada pela área de dermato desde o primeiro momento que estudou na faculdade. Desde então vem aprimorando muito seu conhecimento e experiência, através de participações em cursos e congressos, tendo atuado profissionalmente em diversas clínicas de Brasília.