Qual é a idade ideal para começar um tratamento preventivo de pele?

 

 

 

Muitos procedimentos estéticos que Mulheres e Homens fazem próximo aos 40,50 anos de idade poderiam ter sido evitados se pequenos cuidados fossem iniciados mais cedo.

 

Prevenir sempre é melhor, principalmente quando estamos nos referindo à manutenção de uma pele saudável, sem manchas, marcas e linhas de expressão.

 

Mas qual é a idade ideal para começar um tratamento preventivo de pele?

 

As pessoas têm tipos de peles muito diferentes, por isso, podemos basicamente seguir uma regra:

 

FILTRO SOLAR DESDE SEMPRE.

 

Os adolescentes, devido ao fator hormonal, tem a tendência de produzir maior quantidade de oleosidade na face, no peito e nas costas, locais que correspondem à maior distribuição corpórea de unidades pilossebáceas, propiciando a formação de acnes que podem deixar sequelas e marcas para vida toda.

 

Nessa fase é importante controlar essa oleosidade com o uso de sabonete específico para pele oleosa acneica, escolher um protetor solar que seja livre de oleosidade (oilfreee), fazer limpezas de pele para diminuir os comedões (cravos brancos e pretos) e as acnes pápulo pustulosas (espinhas), reduzindo chance de sequelas de acne.

 

Na fase adulta, fatores genéticos e estilo de vida também podem sinalizar se devemos começar a prevenção mais cedo ou não.

 

Fatores hereditários como peles mais finas, brancas e sensíveis, são as chamadas pré-disposição intrínseca para o envelhecimento.

 

Já o ambiente ao qual estamos expostos, a nossa má-alimentação, o stress, o uso do cigarro, a perda e ganho de peso, são os fatores extrínsecos que colaboram para o envelhecimento precoce, e são esses que podemos e devemos controlar para chegarmos no futuro com uma pele mais saudável.

 

A Hipercromia, indesejáveis manchas de cor acastanhada na pele, conhecida como melasma, que acontece na fase adulta, pode ocorrer devido ao uso de anticoncepcional combinado com a exposição solar ou no período gestacional, onde chamamos de cloasma. Pode ocorrer também devido o mal uso de produtos que contenham ácidos.

 

Essas manchas podem desaparecer espontaneamente alguns meses após o parto ou após a cessação da medicação e não mais recidivar, ou podem persistir indefinidamente ou até que seja feito algum tratamento adequado.

 

O tratamento para essas hipercromias podem ser associadas com o uso do laser ou luz pulsada e ácidos.

 

Alguns ácidos, como o retinóico, deve preferencialmente ser utilizado em períodos não tão quentes, como no inverno, para evitar riscos de causar hipercromia maior.

 

Para evitar marcas e linhas de expressão na face, o ideal é manter a hidratação da pele e fazer uso de fotoproteção solar.

 

Manutenção e cuidados como hidratação da pele e uma fotoproteção adequada irá prevenir além do envelhecimento precoce, também do câncer de pele, pois uma pele hidratada e fotoprotegida terá os efeitos do sol amenizados, indiferente da estação do ano.

 

Se a pele já apresenta sinais de desidratação, com perda do viço e brilho naturais, coloração mais empalidecida, oleosidade excessiva em uma área e ressecamento em outras áreas ou até algumas ruguinhas finas provenientes das linhas de expressão, certamente é hora de começar a se cuidar.

 

A tecnologia hoje tem sido uma grande aliada para tratamentos ao envelhecimento cutâneo, uma delas é a Radiofrequência, que com o aquecimento da pele, estimula à produção de colágeno, que dá sustentação a mesma, minimizando as linhas de expressão e flacidez.

 

Os peelings são ótimos aliados ao rejuvenescimento cutâneo, além de revitalizar a pele, eles melhoram sua textura, atenuam rugas, cicatrizes de acne e manchas indesejadas.

 

Hoje existem três técnicas de Peeling, o químico, o físico e a laser.

 

O químico utiliza ácidos como mandélico, glicólico, salicílico, retinóico entre outros que fazem descamação e renovação celular.

 

O físico age por abrasão que podem ser por jatos de microcristais ou com ponteiras diamantadas.

 

E o a Laser mais usados são de CO2 e Erbium Fracionados que provocam lesões na pele (queimaduras) e posterior regeneração e rejuvenescimento.

 

Cuidar de sua pele diariamente com cosméticos adequados ao tipo de pele também auxiliam retardar o envelhecimento precoce.

 

Utilizar um sabonete, vitamina C, um hidratante e protetor solar específico a sua pele, irá garantir maior nutrição e aspecto saudável.

 

Além dos cuidados e tratamentos com cosméticos, é importante manter bons hábitos diários, como beber bastante água, se alimentar bem e de forma equilibrada.

 

Tratamentos faciais para manutenção de uma pele saudável e uniforme devem ser realizados por profissionais capacitados.

 

O Fisioterapeuta Dermato Funcional é Especialista em cuidados cutâneos e atua nas funções dermatológicas estéticas de cada indivíduo.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

AZULAY, Luana A. Dermatologia; 5ª edição; Editora Guanabara Koogon; pp 104-112; 2011.

Carneiro;Sueli Coelho da Silva; Abulafia; Luna Azulay;  Pele na Gestação. RevBrasReumatol, v. 45, n. 3, p. 146-52, mai./jun., 2005.

CESTARI, Tânia F; DANTAS, Lia P; BOZA, Juliana C; Educação Médica Continuada; Anais Brasileiro de Dermatoogia; v.1; Rio de Janeiro; Jan/Fev; 2014.

HENDEL, Ana Carolina; et al; Melasma: uma avaliação cliníca e epidermológica. Anais Brasileiros de Dermatologia; RJ; vol 89; num 5; sept/oct, 2014.

 

 

 

Tanise

Sobre Tanise Kreibich Dadp

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA PELA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA CANOAS RS - 2008 | ESPECIALIZAÇÃO EM DERMATO FUNCIONAL ¨LATO SENSU¨ PELO CBES – 2009 | MESTRE EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA- ASPECTOS BIOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO - 2010 | PROPRIETÁRIA DA CLÍNICA ESPAÇO VITTA CLÍNICA INTEGRADA (desde 2007) | PROFESSORA DE PÓS GRADUAÇÃO E MINISTRANTE DE CURSOS.