PROTETOR SOLAR – Em que devo me atentar na compra de um protetor solar ?

 

 

Estamos constantemente expostos aos raios UV (ultravioleta) que é a luz solar que atinge o nosso planeta. Podemos dividir a radiação em UVA, UVB e UVC que não chega até o nosso planeta.

 

A proporção de raios UVA emitidos pelo Sol que atinge a superfície da Terra é vinte vezes maior que os raios UVB.

 

Enquanto 90% da radiação UVB é bloqueada pela primeira camada da pele (epiderme), mais de 50% dos raios UVA recebidos são capazes de penetrar profundamente chegando até a derme.

 

A radiação UVB tem uma incidência bem maior durante o verão no período entre as 10h e 16h. Uma exposição repetida pode causar câncer de pele e queimaduras solares.

 

Já a radiação UVA possui intensidade constante durante todo ano e atinge a pele praticamente da mesma maneira no inverno e no verão, sendo um pouco maior no período entre 10h e 16h. Desempenha um papel determinante na fotoenvelhecimento e pode desencadear um processo de fotoalergia.

 

A Colipa (Comitê de Ligação das Associações Européias da Indústria de Perfumaria e Cosmético) publicou em 2006 uma recomendação relativa aos protetores solares da necessidade de proteger-se contra os danos provocados pelos raios UVA, assim estabelecendo uma relação ideal entre as variáveis que medem o nível de proteção contra os raios UVB e UVA.

 

Entenda a diferença entre FPS e PPD

 

FPS: Fator de Proteção Solar contra queimaduras de Sol principalmente causadas pelos raios UVB.

PPD: (Persistent Pigment Darkening) fator de proteção contra os raios UVA.

 

O comitê recomenda que a proteção UVA corresponda a no mínimo um terço da proteção UVB.

Exemplo: Se o FPS for igual a 30 (FPS=30), a proteção UVA deverá ser no mínimo 10 (PPD= 10).

 

bloqueadorsolaradcos55

 

Para saber como escolher seu PPD ideal e o melhor produto para sua pele, é importante observar a quantidade de vezes que o símbolo “+” aparece na embalagem.

Exemplo: “UVA+, UVA++, UVA+++ e UVA++++” que significam respectivamente o grau de proteção baixa, média, alta e muito alta.

 

protetor-solar-base-2-fps-60-ppd-28-belle-bonelli-50-ml-988698

 

Então não se esqueça de dar preferência aos filtros solares que tenham no rótulo UVA+++ ou UVA++++.

Lorena

Sobre Lorena Lima

Formada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Dermato-Funcional pela Estácio de Sá. Apaixonada pela área de dermato desde o primeiro momento que estudou na faculdade. Desde então vem aprimorando muito seu conhecimento e experiência, através de participações em cursos e congressos, tendo atuado profissionalmente em diversas clínicas de Brasília.