PRESSOTERAPIA

 

 

Como alternativa à Drenagem Linfática Manual, para pessoas sensíveis ao toque manual ou que, por qualquer motivo, não se sente confortável com essa técnica manual ou mesmo como incremento da Drenagem Linfática Manual, uma das opções é a PRESSOTERAPIA.

 

Pressoterapia é um recurso terapêutico que usa uma compressão pneumática na direção do fluxo circulatório com objetivo de ativar o retorno venoso por meio de pressão positiva no segmento corpóreo.

 

Introduz-se o segmento corpóreo a ser drenado em artefatos pneumáticos (botas, luvas ou cintas), que são geralmente formadas por várias zonas entre si, que inflam, independente ou não, por meio de um compressor com a finalidade de uma massagem pneumática.

 

A mesma auxilia na remoção dos fluidos intersticiais, podendo ser usado como uma técnica complementar a drenagem manual, favorecendo a circulação venosa linfática e estimula a reabsorção dos líquidos intersticiais, tem efeito analgésico e relaxante, deslocamento proximal dos fluidos e efeitos metabólicos.

 

pressoterapia

 

Indicações:

 

– Edemas linfáticos primários e secundários;

Fibro Edema Gelóide;

– Insuficiência venosa crônica;

– Inatividade muscular por um longo tempo;

– Paralisia das extremidades superiores e inferiores;

– Profilaxia de trombose venosa profunda no pós-operatório;

– Insuficiência renal e arterial.

 

Contra- indicações:

 

– Inflamações agudas;

– Trombose venosa profunda instalada;

– Neoplasias;

– Erisipela;

– Edema agudo de pulmão;

– Fraturas recentes;

– Intolerância à compressão.

 

Na técnica de aplicação existem três parâmetros de compressão pneumática intermitente:

 

>Pressão de insuflação – A maioria dos protocolos recomendam pressões que variam de 20mmhg a 30mmhg, não devendo ultrapassar 40mmhg;

 

>Tempo Ligado e desligado – Há variações no tempo, em alguns aparelhos é fixo, geralmente usa-se 120 segundos de compressão para 60 segundos de descompressão, podendo variar de 180s para 90 segundos;

 

>Tempo total de tratamento – Dura geralmente de 60 a 90 minutos, recomenda-se 5 sessões para edemas iniciais  e 10 sessões para edemas avançados.

 

 

 

Giselda Sarti

 

 

 

 

Giselda Sarti

Sobre Giselda Sarti

Graduada Fisioterapeuta pela Moacyr Sreder Bastos 2005, Pós-graduada pela Estácio de Sá em Dermato-Funcional, Especialista em Fisioterapia Neurológica Adulta pela AVM, casada, mãe de duas princesas, faz parte do quadro de especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional do Instituto Vitaforma Águas Claras cuidando tanto facial quanto corporal.