Oligoelementos Na Estética

 

 

Também conhecidos como microminerais, oligoelementos são um conjunto de elementos químicos inorgânicos, essenciais à vida, necessários aos seres humanos em pequenas quantidades.

 

Eles exercem efeitos em processos metabólicos corporais com funções de regulamentação e catalisação de vários mecanismos celulares, auxiliam na neurotransmissão da contração muscular, na permeabilidade celular e na formação de tecidos.

 

Precisamos de pequenas quantidades dos oligoelementos, menos de 100mg por dia, mas essas são primordiais para o bom funcionamento do nosso organismo.

 

Encontramos os minerais em nosso organismo, nos alimentos em que ingerimos, em plantas e em algas.

 

A principal fonte dos minerais é uma refeição completa, já que eles estão presentes nos alimentos, ou seja, quando temos uma alimentação adequada, com todos os grupos de alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas, conseguimos garantir o consumo dos minerais. Contudo a modernização modificou nossa alimentação, trazendo alimentos enlatados, pré-preparados, congelados e conservados com ingredientes que impossibilitam a absorção dos oligoelementos, que supostamente deveriam ser encontrados nos alimentos.

 

Muitas vezes, sintomas como problemas no sono, alterações de humor, intestino preguiçoso e cansaço constante, podem representar ausência de minerais no organismo.

 

Estas substâncias são essenciais para o funcionamento do corpo e quando estão em falta precisam ser repostas.

 

Outra situação de desequilíbrio que podemos encontrar é o organismo não conseguir absorver os minerais na totalidade, devido à presença de outros elementos que acabam “roubando” os nutrientes.

 

Um exemplo é a ingestão de grande quantidade de cálcio, que pode reduzir a absorção do ferro.

 

Exames de sangue identificam com precisão a falta de minerais no organismo, e nestes casos é recomendado um estudo para identificar o elemento e a dosagem necessária a ser reposta.

 

A reposição acontece com suplementos ou com a reeducação alimentar.

 

Inicialmente os sintomas são muito imperceptíveis, mas qualquer manifestação acaba se refletindo em um conjunto de fatores. Portanto ao perceber sintomas que estejam atrapalhando sua rotina e reduzindo sua qualidade de vida, é de extrema importância procurar um médico e fazer os exames necessários.

 

Utilizados de forma cosmetológica, os oligoelementos podem ser chamados de catalizadores, ou seja, possuem a capacidade de potencializar o efeito de quaisquer outros ativos que estiverem presentes em sua formulação, sem que qualquer substância seja modificada.

 

Com base em diversos estudos e experiências, observou-se que a diminuição do seu teor leva à desidratação e ao envelhecimento precoce da pele.

 

Os oligoelementos na estética têm por objetivo neutralizar os radicais livres formados a partir da oxidação que ocorre naturalmente em nosso organismo prejudicando o funcionamento das células. São utilizados em produtos de uso tópico como cremes, loções, tônicos e máscaras que sinergicamente com outros ativos potencializam a atuação no organismo.

 

Conheça abaixo os principais oligoelementos mais utilizados na Estética.

 

Oligoelementos

Oligoelementos

 

Reposição dos minerais aliada aos benefícios estéticos

 

Ter a quantidade necessária de minerais no organismo também garante reflexos positivos na beleza. A reposição dos minerais, trás efeitos estéticos, que são consequência da saúde em dia. Tudo deve ser realizado a partir de um mapa metabólico, que verifica situações como dores no corpo, funcionamento do sistema digestivo, ansiedade e outros aspectos que identificam quais minerais estão faltando.

 

Os minerais influenciam também a desintoxicação do organismo e os tratamentos estéticos, trazendo resultados na redução de medidas e gordura localizada, além da diminuição de celulites.

 

Não se trata apenas de um tratamento estético. Com os minerais, se trabalha o funcionamento do organismo e a tendência é o corpo todo melhorar.

 

Alguns protocolos são embasados em oligotecnologia utilizada na Europa, inspirada na medicina ortomolecular.

 

A utilização de catalisadores como os oligoelementos no tecido cutâneo é indispensável nos tratamentos cosmecêuticos para o funcionamento harmonioso da pele, para sua vitalidade e beleza e para um funcionamento harmonioso de todo o metabolismo.

 

 

 

Andressa Novaes

Sobre Andressa Novaes

Fisioterapeuta Graduada pela FAJ, 2008 | MBA em Fisioterapia Dermato Funcional, Cosmetologia, Estética, 2013, CEFAI | Especialista em Acupuntura Auricular (2005), Pilates Clássico e Contemporâneo (2009) e Neopilates (2015) | Gestora da Corpore Center Brasil.