OLHEIRAS: Causas e tratamentos

 

 

Muitas pessoas não sabem, mas a área dos olhos é uma região que requer cuidados especiais em relação ao rosto, vista como a “janela da alma”, possui uma pele mais fina e elástica, sendo mais propensa ao envelhecimento precoce.

 

Diversas alterações podem ser observadas e dentre elas estão às olheiras, que conferem um aspecto cansado e pouco saudável a face, levando a baixa da auto-estima e afetando a qualidade de vida do indivíduo.

 

Também conhecidas como hipercromia cutânea idiopática periorbital, as olheiras ainda possuem causa desconhecida, mas existem descritas na literatura diversos fatores que levam ao aparecimento dessas alterações tão incômodas.

 

Uma das causas principais é a hipercromia periorbital pela deposição de melanina na derme, podendo aparecer pela privação de sono, tabagismo, exposição solar, etilismo ou ainda pelo envelhecimento cutâneo que progressivamente deixa a pele dessa área mais fina e frágil.

 

A segunda causa mais conhecida é causada pela vascularização intensa encontrada em alguns grupos étnicos como árabes, turcos, hindus e hibéricos. Nesse caso não há o escurecimento da pele, mas sim uma maior visualização dos vasos por sua dilatação e transparência natural da pele. A herança genética é o fator determinante para o aparecimento desse tipo de olheiras.

 

Na atualidade existem diversos tratamentos para suavizá-las, dentre elas está a carboxiterapia, técnica que faz a infusão de gás carbônico medicinal em pontos estratégicos que promove a distensão da derme levando a uma neoangiogênese aumentando a microcirculação local, e ainda a neocolanogênese causando aumento das fibras de colágeno, espessura e força tensil da pele.

 

Tratamentos com cosméticos associados à carboxiterapia são importantes para resultados eficazes e duradouros. Eles têm por finalidade reduzir edemas, prevenir o envelhecimento precoce, aumentar a hidratação da região, diminuir linhas de expressão circundantes à região e clarear a região hiperpigmentada.

 

Os ativos mais usuais encontrados nas formulações cosméticas especialmente para a área dos olhos são: Actiflow®, Biorusol II SCA®, Bioskinup ®Contour, Cafeisilane C, Eyer Contour Complex®, Eye Regener®, ginkgo biloba, Haloxyl®, Regu-Age®, vitamina K1, Xantalgosil C®, Ácido ascórbico, Ácido fítico, ácido kójico e entre outros.

 

Com uma gama de produtos existentes no mercado, é imprescindível uma avaliação com um Fisioterapeuta Dermatofuncional para uma correta classificação e indicação do tratamento mais adequado para cada caso.

 

 

Sayara

Sobre Sayara Vianna

Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista - UNIP-DF | Pós graduada pela universidade estácio de Sá em Dermato- funcional | Integrante da equipe do instituto Vitaforma na unidade de Águas Claras no DF | Trabalha no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas aplicando seu conhecimento e ajudando no crescimento dessa área da fisioterapia que é tão maravilhosa.