O Poder Da Vitamina C!

 

 

A Vitamina C vem ganhando cada vez mais espaço no mercado estético através do seu papel de promover uniformização do tom da pele, deixando-a iluminada e com menos imperfeições visíveis e suavizando manchas escuras que chamamos de hipercromias. A Vitamina C é um ativo de destaque para muitos produtos dermocosméticos, ela pode estar associada a diversos ativos que potencializam ainda mais seus efeitos e aceleram seus resultados.

 

Seu papel contra o envelhecimento da pele se dá pelo combate a radicais livres, colaborando assim para uma melhor produção natural de colágeno pelo organismo. O colágeno é uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele.

 

A potente ação antioxidante da Vitamina C neutraliza os radicais livres, protegendo a pele contra a degradação de colágeno. O fato de combater radicais livres promove aumento da qualidade da pele por melhorar todas as funções celulares e também a oxigenação tecidual, que resulta em pele com brilho natural e muita maciez.

 

Segundo uma pesquisa publicada no Archives of Otolaryngology – Head com 19 voluntários ficou comprovado que o uso da Vitamina C na pele reduz danos causados pelo sol. A pele se torna mais clara, iluminada, com aspecto saudável, pele cuidada, em tonalidade uniforme, fica fácil fazer o make perfeito e disfarçar as imperfeições.

 

Os Ativos que são utilizados em dermocosméticos apresentam diversos tipos de Vitamina C, podemos utilizar Extrato, Vitamina C Lipossomada, Nanosferas de vitamina C, Ácido Ascórbico (Vitamina C em sua forma ácida) e alcançar resultados inesperados.

 

O Extrato de Acerola alcançou um ótimo destaque a partir da constatação dos altos teores de Vitamina C que possui, é equivalente a 100 vezes mais que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora. Além dos altos teores de Vitamina C que fizeram a fama da acerola, ela também apresenta as vitaminas A, B1 e B2 em quantidades apreciáveis, sendo também rica em cálcio, ferro e fósforo, por esses motivos alguns produtos utilizam o Extrato de Acerola em sua composição, é comum encontrar em cleansers, tônicos e máscaras, o que torna possível efetivar o tratamento da pele desde o momento da higienização, ativando o clareamento nos primeiros cuidados do dia.

 

Acerola, Vitamina C

 

FRULIX TF Acerola é o nome do ativo, é obtido pelo processamento de frutas maduras de acerola (Malpighia glabra) através de tecnologia exclusiva. As frutas são colhidas, selecionadas, tratadas e beneficiadas. A polpa pura das frutas é submetida a um processo biotecnológico que fornece, ao final, todos os componentes ativos nas concentrações encontradas na fruta original.

 

A Vitamina C em nanotecnologia garante maior permeação do ativo na pele e mantém sua estabilidade.

 

A Vitamina C é um ativo instável e sofre alterações com muita facilidade, quando está nano encapsulada, além de permear rapidamente trazendo resultados rápidos, ela se mantém íntegra, se está em nanotecnologia à degradação não ocorre e a pele tem total aproveitamento do ativo. Todo o diferencial do produto está nesse método de permeação chamado Nanotecnologia, que são partículas muito pequenas, um nanômetro é 70 mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo, o fato de encapsular a Vitamina C permite maior estabilidade ao cosmético (impede interação entre os ativos da formulação), e aumenta a biodisponibilidade, o que faz a liberação prolongada da vitamina, os efeitos mais duradouros e mais visíveis.

 

O poder da Vitamina C garante Inibição da melanogênese (atividade despigmentante), que favorece a despigmentação, colaborando para o clareamento de hipercromias.

 

O uso de Vitamina C diariamente faz com que a pele tenha coloração mais uniforme e previne danos provocados pelos radicais livres. Aplicar Vitamina C antes dos produtos de tratamento que usamos no dia a dia, até mesmo do filtro solar, melhora o aproveitamento dos ativos presentes nesses outros produtos, reduz radicais livres antes de aplicar outros ativos, facilitando a interação dos ativos com as células que terão menos competição com os radicais, promove a biossíntese de colágeno, além do seu papel antioxidante e anti-envelhecimento cutâneo.

 

O mercado dermocosmético não para de inovar, e logo terá mais formas ativas de Vitamina C para aumentar ainda mais os resultados estéticos tanto para uso profissional como para uso home care.

 

 

 

Clélia Reis

Esteticista

Farmacêutica e Bioquímica

Gerente de Treinamento e Inovação Bioage Skincare Solutions

 

 

 

Clelia Reis

Sobre Clelia Reis

Farmacêutica e Bioquímica - Formada pelo Senac/SP desde 2004; - Farmacêutica e Bioquímica formada pela UNINOVE desde 2011; - Graduando MBA em Tecnologia Cosmética pelo IPUPO; - Palestrante em Eventos de Estética em Todo o Brasil e no Exterior; - Gerente de Treinamento e Inovação da Bioage Skincare Solutions.