Fotoenvelhecimento Cutâneo: Prevenção hoje para uma pele saudável amanhã.

 

 

Hoje envelhecer com saúde parece ser uma das maiores preocupações da população mundial. Mas para que essa saúde reflita também na pele, muitos cuidados são necessários para evitar o envelhecimento precoce.

 

Envelhecer é um processo fisiológico progressivo com influências multifatoriais que causam alterações no organismo com início a partir da terceira década de vida.

 

Podemos classificar o envelhecimento cutâneo em dois tipos: envelhecimento intrínseco ou cronológico e o envelhecimento extrínseco ou dermatoheliose.

 

O envelhecimento intrínseco é um processo natural que ocorre na pele independente de proteção solar ou específica, e que ocorre de maneira gradual e inevitável.

 

O envelhecimento extrínseco pode ocorrer por diversos fatores externos como poluição, cigarro, nicotina, alterações hormonais e por exposição solar excessiva que causa o que chamamos de Fotoenvelhecimento, que com um efeito cumulativo potencializa o surgimento de rugas finas e profundas, manchas escuras, diminuem a elasticidade da pele e ainda potencializam o surgimento de pele ressecada, áspera e descamativa.

 

Os raios UVA diferente dos raios UVB penetram mais profundamente na derme causando uma alteração estrutural nas fibras de colágeno e estimulam a produção de metaloproteinases, que são enzimas que degradam o colágeno e outros componentes importantes da derme, acelerando ainda mais o processo de envelhecimento cutâneo.

 

Além disso, os raios UVA e UVB danificam o DNA dos melanócitos causando as hipercromias.

 

Devemos lembrar também que a exposição solar excessiva está diretamente ligada ao surgimento do câncer de pele, que vem aumentando de maneira assustadora os casos dessa doença.

 

Com isso o melhor tratamento ainda é a prevenção, o uso do protetor solar tem que ser obrigatório desde a infância com FPS 15 e PPD 5, no mínimo.

 

Com isso deve-se associar ao uso de chapéu, boné, óculos escuros, e evitar a exposição direta ao sol entre 10 e 16 horas, fazer uma ingestão considerável de alimentos ricos em antioxidantes e minerais, além de beber no mínimo dois litros de água diariamente.

 

Então fica a dica: A prevenção é sempre o melhor cuidado para sua pele.

 

 

 

 

Sayara

Sobre Sayara Vianna

Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista - UNIP-DF | Pós graduada pela universidade estácio de Sá em Dermato- funcional | Integrante da equipe do instituto Vitaforma na unidade de Águas Claras no DF | Trabalha no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas aplicando seu conhecimento e ajudando no crescimento dessa área da fisioterapia que é tão maravilhosa.