Férias indo embora, carnaval rolando: Conheça 5 etapas para recuperar a hidratação e a maciez da sua pele

 

 

 

Férias quase sempre é sinônimo de sol, praia e exposição do corpo. Que maravilha! Nós adoramos, mas quem sofre mesmo é a nossa pele, pois nesses ambientes ela perde muita água!

 

A camada mais externa da pele tem a grande função de reter água para manter a hidratação, porém quando não existe uma constância de reposição ela cede água para o meio externo.

 

E qual o resultado? Ressecamento!

 

Uma pele ressecada não é apenas algo desagradável ao toque ou mesmo aos olhos, mas é uma “porta” de entrada para microorganismos. Se a pessoa estiver com a imunidade baixa, tudo pode se agravar e diversas dermatites e doenças podem ser desencadeadas.

 

Por isso, trazemos para você uma dica de hidratação com apenas 5 etapas que deixará sua pele sempre linda e saudável!

 

ETAPA 1: LIMPEZA

 

Opte por um sabonete líquido corporal. O sabão líquido tem pouca influência no pH da pele.  Mas lembre-se: banho com sabonete basta uma vez ao dia! Existem alguns tipos que são hidratantes, mas a função do sabão é realmente limpar, retirar as impurezas e desengordurar.

 

 

hidratacao1

 

 

ETAPA 2: ESFOLIAÇÃO

 

A frequência do uso do esfoliante vai depender do poder da abrasão (lixamento) do grânulo do produto (bolinha que vem dentro do esfoliante) e da força com que ele é aplicado. Por isso existem produtos que podem ser usados duas vezes na semana, outros a cada sete ou 15 dias. Veja sempre a recomendação do fabricante!

 

Como nosso objetivo hoje é preparar a pele para uma boa hidratação, escolha um esfoliante um pouco mais abrasivo. Nunca o açúcar, hein! O grãozinho do açúcar é todo irregular, tem arestas e pode machucar a pele. Atualmente existem esfoliantes que nem precisam ser retirados com água. Que maravilha!

 

Na aplicação do esfoliante faça movimentos circulares, como uma massagem, pois a circulação aumenta e a pele já fica mais preparada para receber o hidratante. Cuidado para não machucar a pele! O objetivo é afinar um pouco o extrato córneo para otimizar o efeito do hidratante.

 

 

hidratacao2

 

 

ETAPA 3:  HIDRATAÇÃO

 

É a etapa fundamental, mas só terá bons resultados se preparar a pele (como recomendado anteriormente) e se escolher um bom produto. O bom produto nem sempre é o mais caro, mas ele deve conter ativos realmente hidratantes. Por isso, leia sempre a composição. São alguns ativos hidratantes: Ácido hialurônico; ADN; Alfa-hidroxiácido (ácido glicólico e ácido láctico); Ceramida; Esqualeno; Fosfolipídeos; Lactato de Amônia; NMF; Olesterol; Oligoelementos; PCA; Uréia.

 

 

hidratacao3

 

 

ETAPA 4: OCLUSÃO

 

Para otimizar a ação do hidratante, é interessante ocluir com filme de PVC (filme plástico utilizado na cozinha para cobrir potes e embalar alimentos). Não precisa apertar! Estique bem o filme e coloque por cima do produto. Deixe por 20 a 30 minutos.

 

Se quiser praticar algum exercício, fique a vontade!

 

Se você utilizou algum produto crioterápico (que não é hidratante), não pode usar o filme de PVC, ok?

 

 

hidratacao4

 

 

ETAPA 5: FINALIZAÇÃO

 

Retire o filme de PVC, retire o excesso do produto e faça uma massagem localizada, para absorver tudo!

 

Você pode fazer este protocolo até 3 vezes por semana, só retire a etapa da esfoliação, caso o esfoliante recomende uma outra frequência de aplicação!

 

E lembre-se: Pele macia não é apenas uma pele bonita, mas sim uma pele SAUDÁVEL!

 

 

Rachel Trinchao

Sobre Rachel Trinchao

Fisioterapeuta- Docente de Graduação (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; UNIME) ; Pós-Graduação (Estácio de Sá, Universallis, Atualiza, EBMSP); Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-BA)