Envelhecimento Intrínseco X Cosmetologia Avançada

 

 

Também conhecido como biológico, genético e cronológico, o envelhecimento intrínseco é caracterizado por alterações microscópicas que levam a modificações no aspecto estético. Dentre as alterações, a mais relevante é a mudança da arquitetura das papilas dérmicas que se tornam retificadas, levando à diminuição da vascularização dermoepidérmica, da imunidade, da taxa de crescimento dos queratinócitos, da quantidade de fibroblastos, à atrofia na derme e à menor resistência às forças de tensão.

 

Envelhecer, apesar de significar, no processo fisiológico de qualquer ser vivo, degeneração, do ponto de vista biológico significa compensar degenerações. Sabendo disso, o desafio estético-funcional é estimular esta “compensação”, melhorando, retardando e, porque não, evitando as degenerações.

 

No mundo da estética atual o uso de terapias combinadas nos leva a maior chance de sucesso no efeito desejado. Como são inúmeros os recursos que temos, aterei-me, neste artigo, no tocante à cosmética avançada através dos ativos com nanotecnologia de última geração.

 

Seja qual for o procedimento estético ou a tecnologia utilizada, é primordial que ativos permeáveis e seguros sejam utilizados em seus dermocosméticos. Pensando em todas as alterações que o envelhecimento causa em nossa pele, devemos planejar uma operação de “combate”. Ou seja: dar todo o suporte para que ele seja evitado.

 

Desta forma, surge uma questão crucial: quais os produtos mais indicados para este caso? Acredito que a resposta seja escolher produtos inteligentes, que contêm nanotecnologia em lipossomas, em nanopartículas, em ésteres ou em silanois. Segue, abaixo, uma lista com os principais produtos encontrados  no mercado:

 

principais_produtos

 

Estes ativos são desenvolvidos em laboratório com a finalidade de permearem a pele e de atingirem a célula-alvo, levando a um resultado mais efetivo e mais rápido. Obviamente que, em determinados casos, um melhor resultado surge de tratamentos combinados que elaboramos em clínica e da observação do quão saudável são os hábitos alimentares e diários do seu cliente fora da clínica (mas isto já é assunto para  próximos artigos).

 

 

 

 

 

Adriane

Sobre Adriane Viana

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Especialista em Dermato Funcional pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, atua como dermoconsultora na Ludmila Bonelli Cosmética Avançada e consultora na Limagroupe Visagismo e Imagem. Palestrante em congressos e workshops estéticos no Brasil.