A Drenagem Linfática Manual Funciona?

 

 

 

Não é incomum encontrarmos pessoas, profissionais e clientes, que não vêem os benefícios na utilização da técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM), e quando isso acontece, fico me perguntando como terá sido o aprendizado do profissional que utilizou a técnica.

 

O aprendizado da técnica de DLM é complexo, pois envolve não apenas a realização do movimento, mas também a utilização das pressões adequadas para cada tipo de patologia, idade, tipo de tecido, quadro clínico, entre outras, e o movimento no sentido correto.

 

Todos esses aprendizados demandam tempo, paciência e repetição.

 

Daí, de vez em quando, e cada vez mais frequente, me surpreendo com a qualidade dos cursos que são oferecidos.

 

Vejo cursos de drenagem linfática manual realizados em um final de semana, outros em um dia, outros ainda, em duas tardes e, pasmem, on line, ou ainda, ministradas por profissionais que aprenderam olhando as figurinhas de um livro ou, mais recentemente, assistindo no YouTube!

 

Além disso, também é muito comum encontrar profissionais lecionando sobre drenagem linfática manual que nunca nem se quer fizeram um curso em uma das Escolas Oficiais.

 

Aprenderam com outros profissionais, que também não tiveram a satisfação de cursar em Escolas próprias dos métodos originais e com comprovação científica, e o resultado de tudo isso é o desastre que vemos de muitos dos profissionais que trabalham executando a técnica.

 

Na minha experiência profissional, aprender a DLM já é um grande desafio em condições normais, mas aprender em um final de semana, ou ainda no YouTube, posso dizer que é impossível.

 

Esse descaso com a aprendizagem concorre para dois fatores importantes: frustração do profissional e do paciente.

 

O paciente fica com a sensação de que foi enrolado, pois o tratamento não surtiu resultados, e o profissional fica com a sensação de que enrolou o cliente, pois também não viu resultado.

 

Ao contrário disso, fica bem evidente que sempre que a aprendizagem acontece com profissionais qualificados, a satisfação é muito grande.

 

Nesses casos, é comum a percepção dos resultados que a literatura cita, como sensação de relaxamento, redução da circunferência da região que está sendo tratada e, muito frequentemente, vontade de urinar.

 

Sinais bem claros de que a sessão de drenagem linfática manual surtiu efeito e que, certamente, proporcionará resultados aos pacientes.

 

É muito gratificante receber respostas de alunos que já praticavam a técnica de maneira equivocada, dizendo como a resposta foi diferente, relatando a percepção do cliente, a observação das mudanças.

 

Dessa forma, deixo claro que a técnica de Drenagem Linfática Manual funciona, desde que realizada por profissional qualificado.

 

Na primeira foto vê-se uma paciente jovem, 36 anos, após a primeira sessão utilizando apenas as mãos para a DLM.

 

Nota-se a diferença perceptível à esquerda, após a drenagem nesse membro. Esse é o resultado de um trabalho recente realizado pela Dra. Cristiane Melo do Rio de Janeiro.

 

DrenagemLinfatica1

 

Na segunda foto, o paciente é idoso, 94 anos, com disfunção importante do sistema circulatório, principalmente devido à idade.

 

O resultado mostrado na foto foi alcançado gradativamente.

 

Na foto é a 10 ͣ sessão de DLM, mantida com meia de compressão elástica.

 

DrenagemLinfatica2

 

 

 

 

 

Ines Cristina

Sobre Ines Cristina

Fisioterapeuta. Formação básica e avançada em Drenagem Linfática Manual nos métodos Leduc pela Escola de Bruxelas e Vodder pela Escola Francesa Virgínea Cool. Autora de capítulos do livro Modalidades terapêuticas em Dermato Funcional.