Drenagem Linfática Manual Como Complemento De Tratamentos Estéticos.

 

 

A Drenagem Linfática Manual (DLM) tem sido alvo de diversos sites e revistas, das científicas às populares, e muito se fala dos benefícios que a técnica apresenta.

 

Entre as indicações da Drenagem Linfática Manual, podem ser citadas as relacionadas com edema e linfedema, pós cirurgias, pós tratamentos estéticos, rejuvenescimento, entre outras.

 

A que conversaremos hoje, será sobre a Pós Tratamentos Estéticos.

 

Diversos tratamentos estéticos na atualidade fazem uso de equipamentos que destroem tecidos, promovem inflamação, apoptose, necrose e efeitos que deixam no interstício substâncias nocivas ao organismo.

 

Todas estas substâncias que agem na inflamação ou que são dejetos e resíduos metabólicos podem resultar em um efeito desagradável no final do tratamento proposto.

 

A inflamação é mediada por fatores inflamatórios que produzirão limpeza e destruição de bactérias ou células mortas e resíduos celulares, e fatores de crescimento que agirão na repavimentação da lesão.

 

Produzirão também efeitos como aumento da permeabilidade vascular, resultando nos sinais conhecidos como inflamatórios, ou seja, edema, calor, rubor, dor e a impotência funcional local, que é a dificuldade em realizar determinados movimentos.

 

Todos estes efeitos têm papel fundamental na reparação tecidual e o organismo precisa ser capaz de resolvê-los.

 

A Drenagem Linfática Manual é uma das melhores técnicas usadas para minimizar os problemas advindos dos procedimentos estéticos e complementar os resultados procurados, além de ao mesmo tempo facultar a regeneração tecidual, organização e alinhamento do colágeno formado, tendo em vista que esta organização ocorre devido a forças mecânicas empregadas no tecido.

 

A Drenagem Linfática Manual funciona para reduzir o volume de líquidos em determinada região, proporcionar melhora das trocas entre líquidos corporais e proporcionar melhora da qualidade do tecido. Também elimina as células mortas e as toxinas do organismo.

 

Dessa forma, o emprego da Drenagem Linfática Manual tem a possibilidade de trazer grandes benefícios a todos os tratamentos estéticos que promovem respostas e reações do organismo como, pós peeling, pós criolipólise, pós carboxiterapia, pós lipocavitação, pós eletrolipoforese, pós eletrolifting e muito em breve, aos fisioterapeutas, pós hidrolipoclasia e pós tratamentos com enzimas fitoterápicas. Podendo auxiliar as respostas locais e mesmo as sistêmicas.

 

 

 

Inês Cristina.

 

 

 

Ines Cristina

Sobre Ines Cristina

Fisioterapeuta. Formação básica e avançada em Drenagem Linfática Manual nos métodos Leduc pela Escola de Bruxelas e Vodder pela Escola Francesa Virgínea Cool. Autora de capítulos do livro Modalidades terapêuticas em Dermato Funcional.