Dormir com maquiagem faz mal mesmo?

 

 

 

 

Sem título

 

 

 

Toda mulher adora estar sempre bem maquiada e linda.

 

São inúmeros produtos voltados para todos os tipos de pele que podem ser usados para compor o visual, entre eles podemos citar o primer, a base que dá o acabamento a pele, pó compacto, blush, lápis, sombras, rímel, glitters, entre outros.

 

Mas depois de todo o glamour, todo o make precisa ser retirado, pois ele pode prejudicar a pele.

 

E a cena é conhecida: você chega em casa esgotada e pensa: “Ah, só hoje vou dormir maquiada mesmo. Amanhã compenso cuidando bem da pele”.

 

Errado! Muito errado!

 

Quem nunca teve preguiça de tirar a maquiagem depois de uma festa ou após um dia cansativo de trabalho?

 

Saiba que é durante a noite que a cútis absorve melhor os nutrientes, pois não sofre com agentes externos.

 

Mas para isso, precisa estar limpa.

 

Dormir com a maquiagem causa diversos problemas: você pode ganhar alergias, acne, irritação nos olhos, acelerar o envelhecimento.

 

É só no dia seguinte que você chega à conclusão de que aqueles 10 minutos que “economizou” só deixaram marcas desagradáveis na pele.

 

Por que dormir maquiada faz tão mal?

 

Dormir maquiada é um dos maiores erros que nós mulheres podemos cometer.

 

Além de prejudicar a saúde da pele, não retirar a maquiagem ainda evita sua renovação.

 

Durante a noite, o metabolismo das células cutâneas aumenta, absorvendo melhor os nutrientes do que em qualquer outro período do dia.

 

Para quem faz tratamentos estéticos, a higienização faz ainda mais diferença: com a pele sem limpeza adequada a absorção dos produtos usados para tratar a pele é menor.

 

Ácidos, clareadores, antioxidantes, hidratantes, cremes tensores e outros tratamentos não têm o mesmo resultado em uma pele sem higienização correta.

 

Os produtos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente.  A médio prazo a pele perderá a viscosidade e o brilho, se tornará mais oleosa e o envelhecimento acaba sendo acelerado.

 

Não é isso o que você quer, não é mesmo?

 

Ficar tanto tempo com os produtos no rosto só aumenta o risco de uma alergia por contato.

 

Mesmo a maquiagem tipo mineral, que causa menos alergia porque suas partículas são bem pequenas, faz mal à pele se não retirada, pois os poros se fecham e a pele não respira como merece.

 

Só vale mesmo dormir com cremes noturnos, sempre indicados por um profissional habilitado.

 

Para manter sua pele linda e radiante, preparamos algumas dicas:

 

Invista em um bom Demaquilante

 

Para retirar a maquiagem corretamente, lave o rosto com água e sabonete indicado especialmente para o rosto.

 

Apesar de não conseguir retirar todas as impurezas, essa etapa tira o excesso de produtos e facilita no resto da remoção.

 

Depois, escolha um demaquilante indicado para seu tipo de pele e que seja capaz de retirar a maquiagem de rotina.

 

As versões em creme, gel, loção ou espuma são indicadas para resíduos leves, enquanto a bifásica tira maquiagens mais pesadas.

 

O ideal é você ter um demaquilante de boa qualidade para o rosto e outro específico para a região dos olhos (lápis, delineador, máscara para cílios e sombras) estes produtos são bem pigmentados e, por isso, a retirada deles é bem mais complicada.

 

Dicas importantes: se você estiver fora de casa ou for viajar, vale usar shampoo de bebê para lavar o rosto.

 

Para utilizar este tipo de shampoo como demaquilante a dica é fazer uma mistura de 50% de shampoo e 50% de água filtrada ou mineral, assim um pouco da concentração do produto é quebrada e funciona super bem, limpando a pele sem agredir.

 

Após o demaquilante aplique tônico, hidratante ou cremes noturnos/clareadores.

 

Maquiagem de Boa Qualidade

 

Economizar nessa hora pode fazer você levar para casa um produto que cause alergia. Também vale a pena olhar a data de validade do produto. Nunca use nada vencido.

 

Produtos Certos para o seu tipo de Pele

 

Se for oleosa, use sempre produtos oil-free (livres de óleo). Se sua pele for mista, escolha os que controlam o óleo. Se for seca, opte pelos cremosos. Um profissional pode (e deve) ajudá-la nessa missão.

 

Opte por produtos com Filtro Solar

 

Atualmente as maquiagens também tratam a pele, muitas delas oferecem opções com filtro solar. É tudo de bom deixar a pele bonita de dentro pra fora.

 

Tempo com Maquiagem

 

12 horas é o limite de tempo que sua pele pode ficar maquiada. Mais que isso é exagero. E exagero entope os poros e causa todo aquele mal que você leu acima à pele.

 

Agora sem desculpas! Deixe a preguiça de lado e dedique 10 minutinhos do seu dia para cuidar de você!

 

Até breve!

 

Dra. Andressa Novaes

 

 

Andressa Novaes

Sobre Andressa Novaes

Fisioterapeuta Graduada pela FAJ, 2008 | MBA em Fisioterapia Dermato Funcional, Cosmetologia, Estética, 2013, CEFAI | Especialista em Acupuntura Auricular (2005), Pilates Clássico e Contemporâneo (2009) e Neopilates (2015) | Gestora da Corpore Center Brasil.