Dicas de como aumentar as vendas em tempos de “Crise”!

 

 

 

Olá amigos!

 

Hoje vamos falar sobre como driblar a crise, na verdade vamos falar um pouco sobre como “esquecê-la”!!! Calma, eu vou explicar…

 

O País passa por problemas políticos e econômicos desde sempre, a maioria de nós só a acompanha desde os anos 90 quando então há 26 anos, um plano econômico tirou o sono da maioria dos brasileiros.

 

Em cadeia nacional de rádio e televisão, o Brasil inteiro ouviu a então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, anunciar que o governo havia confiscado todas as poupanças. O Famoso Plano Collor!

 

Claro que não podemos comparar o Plano Collor com a “Crise” que estamos vivendo hoje, porém o cenário atual do Brasil é de Crise Política, e a retração, literalmente o MEDO de certas pessoas, que, muitas vezes nem passaram por uma “Crise”, agem contribuindo e incentivando uma retração econômica.

 

Porém não é a primeira vez que a política passa por tantas turbulências. E realmente eu acredito que vamos sair dessa!

 

Você já parou para pensar o que o medo pode fazer com um ser humano?  Ou que há muito mais gente concentrada em não perder o que têm, que perde de vista as oportunidades onde pode ganhar!?

 

Eu realmente não queria usar exemplos políticos, mas acredito que se tratando de crise não há como não falar de política é óbvio.

 

Ficará mais fácil de explicar e resumir a tese: “Eu tenho uma teoria sobre a crise”..Oras..todos temos, talvez basta olhar de um outro ângulo.

 

Você com certeza já ouviu o ditado: Se sua vida estiver muito amarga dê uma rebolada, talvez o açúcar esteja no fundo.;)

 

Ok! Que a economia oscila nós também sabemos, porém o que as pessoas esquecem de ver é que profissionais em todos os setores vendem em todos os momentos!

 

Existem pessoas que vendem em momentos ruins e outras que vendem em momentos “bons”, exemplo, com certeza ao encontrar o seu colega de profissão já descobriu que ele em determinado momento está vendendo muito e você nada…e algum tempo depois ao reencontrá-lo, é você quem está vendendo muito e ele praticamente estagnado.

 

Então o que podemos concluir é: Se em momentos difíceis alguém vende, e em momentos bons tem gente que não vende… o problema não é a economia, mas sim as pessoas.

 

Há retração na economia, mas ainda há investimentos, se você não está vendendo, alguém está! Basta olhar em volta…

 

Portanto, vamos as DICAS!

 

Primeira Dica: Use o TBC acredito que alguns já conhecem, mas a tradução é: TIRE O BUMBUM DA CADEIRA!!! Move, move…Go Go Go!!!

 

Se habitualmente você trabalha muito, em tempos de crise há de se trabalhar muito mais!

 

O Sucesso não é para qualquer um e se você quiser alcançá-lo terá de fazer diferente dos demais, caso contrário, estará na mesma situação que eles!

 

E não amigos, infelizmente eu não estou aqui para dizer que vai ser fácil, você e sua equipe terão de realizar um grande esforço!

 

Por isso…Go Go Go…

 

Acorde mais cedo e trabalhe até mais tarde, fale com mais clientes durante o dia!  Atenda o cliente como se fosse o último e o único, dê o melhor para o seu cliente e não deixe cair à qualidade.

 

Não estou citando só a qualidade de produtos não!  As pessoas têm certas manias, e uma delas é deixar cair à qualidade pelo cansaço ou “demanda”, e essa é a primeira coisa que denuncia que você está “aderindo” a crise!

 

Pergunto: Qual está sendo a reação quando seu cliente vem até você? Ele ainda tem aquela feição de  😀  😮 UAUUUUU ou de Ahãm  😕 …entendi! Legal.

 

Vamos num cenário da clínica de estética:

 

Uma paciente chega para fazer uma massagem relaxante, aí ela comenta (tensa) sobre a crise. Você logo querendo mostrar-se informada sobre o cenário atual, entra na dela e fala: Meninaaaaa a crise!!!!! tá feio, tá horiiiiivelllll…..esse país não anda, tá tudo parado!!!!

 

Não amiga!!!!  Pára, para tudo sua loka…Entende uma coisa, ninguém gosta de gente reclamona, ela pode reclamar, você não!

 

O profissional tem que estar de bem com a vida, sempre bem disposto, bem informado, agir com Ética, afinal, no cenário ela está vindo para relaxar e você joga ela mais pra baixo….

 

A maioria das pessoas que trabalham com vendas enfrentam uma dificuldade tremenda, fazer com que os clientes com a correria do dia-a-dia parem para ouvir o que elas têm a dizer!

 

Você tem a paciente ali, deitada na sua maca, toda de ouvidos para você…e em vez de vender o seu conhecimento fala da crise?

 

Otimize o seu tempo!!!! e por favor…com coisas positivas…rs…

 

Com essa correria muitos acabam levando a vida no “mais ou menos por aqui” ou “tá bom assim” e esquecem que a gestão faz parte da qualidade da sua empresa, não adianta você fazer, fazer, fazer…não saber quanto gastou, quanto tem de produto… sair comprando, fazendo, fazendo… apagando o incêndio e aí não sabe nem quantos movimentos foram feitos em cada parte do corpo da paciente na massagem, porque está mais preocupada em falar do que ouvir e captar as oportunidades de vendas no meio da conversa. 😉

 

Quando ela falar sobre a crise, dê a sua opinião, mas aproveite a “deixa” para falar:

 

Realmente! Por isso mesmo você tem que se cuidar, estar bem e relaxada para lidar com as adversidades. Por que não renova suas sessões de massagem relaxante?

 

Claro que com as suas palavras e sentindo o “time” da conversa, mas o importante é você deter o controle e encaminhar a conversa para o lado que possa vender sem vender…As pessoas gostam de comprar, mas não gostam de vendas…

 

Entenderam o cenário? Esse baixo astral é uma corrida de ratos! Sai dessa…

 

Recentemente ouvi uma palestra: Quem é a pessoa mais importante do seu negócio??? Você já parou para pensar?

 

A pessoa mais importante do seu negocio é você, pois sem você não há negocio!!! #ficaadica.

 

Determinação, preparo…quanto (e não pergunto só de valores financeiros, pergunto de VALORES) você tem investido em você e no seu cliente nesses últimos anos?

 

Você tem feito cursos, adquirido livros, inovado em tratamentos, estudado sobre o que tem vendido aos seus pacientes? Ou você anda só empurrando o que está na moda? Vendendo o que te vendem para bater o caixa no fim do mês?

 

Você conhece o seu perfil de vendas? Já traçou um plano de negócios para sua dinâmica de vendas? Um briefing?

 

Se você tem um perfil “tímido” como vai ter coragem para abordar seu cliente?

 

Melhore sua dinâmica e comunicação, mostre as vantagens com a visão do seu cliente! Esteja preparado para argumentar, “não fique com seu machado cego” tenha argumentos para “ceifar” o papo de negativo pela raiz.

 

Não venda o tratamento, venda o seu conhecimento!  Saiba enxergar a oportunidade!

 

Use o AIDA, conhece?

A = Atenção

I = Interesse

D = DESEJO

A = Ação!

 

Prenda a atenção do seu cliente pelo prestígio (ele poderia estar em qualquer outro lugar, mas está ali com você, mostre como ele é importante), ganhe a confiança, desperte o interesse no produto, a curiosidade, o desejo de aquisição! E aja, pegue o “time” de indique e plante a “sementinha”…

 

Faça uma lista com 10 coisas que você realizou no seu negócio nesse último ano, e mais uma com 10 itens que você pode fazer pelo seu negócio que ainda não foi feito!

 

Se pergunte, realmente não tem nada que eu possa fazer para enfrentar essa situação? Tenho certeza que você achará ações que não foram concluídas.

 

Se realmente você refletiu sobre tudo que foi abordado e ainda assim não conseguiu ver uma luz no fim do túnel, nos procure, deixe seu comentário, teremos imenso prazer em lhe atender!

 

Não encare isso só em tempos de crise, pois é assim que devemos fazer em qualquer momento da vida! Só que na crise você tem que estar no modo Alta performance!!!

 

A palavra que resume o texto de hoje é RESILIÊNCIA!

 

Seja lá o que definir o sucesso para você, eu aviso: exigirá sacrifícios! Porém ele não depende do que você quer ser ou ter, mas sim da atitude diante do que você já tem!!!

 

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Um grande Bjo,

Gio

 

 

Giovana Valente

Sobre Giovana Valente

Esteticista | Experiência profissional de 5 anos com Criolipólise | Criadora do método Divisão térmica | Consultora de multimarcas com experiência de 15 anos no mercado de estética | Sócia proprietária na empresa Localmed Equipamentos | Administradora em Locação de Criolipólise atualmente com 6 mil seguidores | Assessora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional SP nas gestões de 2004 a 2006 | Assessora da Sociedade Brasileira de Células-Tronco de 2007 a 2008 | Colaboradora administrativa no livro: “História da Regional SBCP”.