DESINTOXICAR É IMPORTANTE!

Detox ou processo de detoxificação significa um conjunto de diversas estratégias, entre elas a alimentação, para ajudar o nosso corpo a funcionar melhor e eliminar as toxinas.

 

Detoxificação é o mesmo que desintoxicar, eliminar toxinas prejudiciais ao organismo.

 

Além de promover nutrição ao organismo, a dieta de detoxificação contribui para o bom funcionamento do intestino, diminui a retenção de líquidos devido o aumento de sua eliminação, promove a aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, proporciona uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces, devido o aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo.

 

O principal objetivo da dieta de detoxicação não é a perda de peso e sim o equilíbrio do organismo. O processo de emagrecimento é uma consequência.

 

Durante a detoxificação, a ingestão de líquidos, principalmente a água é de extrema importância para que as impurezas sejam eliminadas do organismo, além de ser essencial para a manutenção geral do corpo.

 

No período da dieta detox, são eliminadas as frituras, alimentos industrializados e ricos em gordura, glúten (derivados do trigo) e lactose (leite e derivados) por serem de difícil digestão e atrapalhando o processo de detoxificação.

 

Além destes, também devem ser eliminados da dieta no período de detox o ovo, açúcares (inclusive adoçantes industrializados) e o álcool. Produtos a base de cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação.

 

Os alimentos que devem estar presentes no período da dieta detox são:

 

 

– Integrais: ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais (arroz integral, quinoa);

 

– Leguminosas: ricas em proteínas desempenhando papel importante na construção e manutenção dos tecidos (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha);

 

– Peixes: fornecem proteínas em quantidades equivalentes a carne vermelha além de oferecerem grandes quantidades de ômega-3 que é uma gordura benéfica a saúde com ação anti-inflamatória;

 

– Frutas, legumes e verduras: fornecem ao organismo vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes e também são fontes de fibras;

 

– Chás de ervas: contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido seu efeito diurético;

 

É muito importante ter uma alimentação equilibrada sempre e consultar um profissional para saber qual a melhor dieta para você e as suas necessidades.

 

 

Abraços e Até o Próximo Artigo!

Att,

Érika Rossetti

 

 

 

Erika

Sobre Erika Rossetti

Esteticista | Palestrante | Colunista | Prof. de Especialização em Estética e Cosmetologia | Proprietária na empresa Erika Rossetti Estética | Trabalhou como Instrutora de Treinamentos e Supervisora de Atendimento na empresa Natura.