BIOIMPEDÂNCIA PARA LEIGOS

 

 

Antigamente a composição corporal era medida através do IMC (Índice de Massa Corpórea), calculado pela seguinte fórmula:

 

Fórmula do IMC

 

Através da tabela abaixo o indivíduo era classificado em:

 

Classificação IMC

 

Porém, como mostra a figura abaixo, o IMC possui ERRO! A imagem ilustra duas pessoas com a mesma altura, mesmo peso e consequentemente o mesmo IMC, mas que possuem composição corporal COMPLETAMENTE DIFERENTE!

 

Erro do IMC

 

E AGORA COMO CALCULAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL???

 

Como calcular a Composição Corporal

 

Foi em 1962, através de estudos pioneiros realizados por Thomasetts que surgiu o exame de bioimpedância.

 

O exame de bioimpedância dava a composição corporal mais exata e fidedigna que o IMC, e foi a partir da década de 80 que essa técnica começou a ser amplamente empregada.

 

Nos dias de hoje esse exame foi considerado pelo Consenso Latino de Obesidade como um método apurado para a Avaliação Corporal.

 

Existem vários modelos de bioimpedância, sendo que os mais eficazes são os tetrapolares, que tem a conexão de quatro eletrodos nas extremidades do corpo (pés e mãos), como mostra as imagens a seguir:

 

Bioimpedância

 

Bioimpedância

 

Bioimpedância

 

Nesse exame ocorre a passagem de corrente elétrica leve, imperceptível ao corpo humano.

 

É a diferença de resistência da corrente na água, músculo e gordura que faz com que o aparelho de bioimpedância desenvolva um cálculo da composição corporal.

 

O exame de bioimpedância, também conhecido como BIA, nos dá além do IMC que já foi mencionado:

 

  • % DE GORDURA CORPORAL: Homens e mulheres tem o percentual de gordura distinto, como mostra a tabela:

 

Percentual de Gordura Corporal

 

  • GORDURA VISCERAL: É encontrada no abdômen e em órgãos vitais circundantes. Ela é diferente da gordura encontrada diretamente por baixo da pele (gordura subcutânea). O excesso está provavelmente intimamente ligado ao aumento dos níveis de gordura no sangue, o que pode levar a doenças como colesterol elevado, doenças cardíacas e diabete tipo 2.

 

Gordura Visceral

 

  • METABOLISMO BASAL: Independente do seu nível de atividade é a quantidade mínima de consumo de calorias necessária para manter as funções fisiológicas diárias. Ele indica quantas calorias você precisa ingerir para que seu corpo tenha energia suficiente para funcionar. Entre 60% e 70% do uso de energia diário é para o metabolismo basal.

 

  • MÚSCULOS ESQUELÉTICOS: O aumento do músculo esquelético aumenta as necessidades de energia do seu corpo. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo vai queimar. O desenvolvimento de músculo esquelético pode ajudar a prevenir o “rebote” de ganho de peso. A manutenção e o aumento do músculo esquelético estão intimamente ligados à taxa de metabolismo basal.

 

  • IDADE CORPORAL: A idade corporal se baseia no seu metabolismo basal. A idade corporal é calculada usando o seu peso, porcentagem de gordura corporal e porcentagem de músculos esqueléticos, para produzir um guia para avaliar se a sua idade corporal está acima ou abaixo da sua idade real.

 

  • ÁGUA CORPORAL: Um litro de água pesa aproximadamente 1Kg. A maioria dos fluidos corporais está contida na massa magra, que normalmente contém 70% a 75% de água. Muitos tratamentos para emagrecer provocam a perda de peso na desidratação e não na perda real da gordura. Isso é extremamente perigoso para sua saúde, além de apresentar inconveniente rápido retorno do peso.

 

Esse exame pode ser indicado pra qualquer pessoa que deseja saber a sua composição corporal. É contra indicado em gestantes e indivíduos com marca-passo. Em mulheres que estejam no período menstrual o indicado é fazer o exame uma semana depois da menstruação.

 

Para que esse exame tenha um resultado fiel, é indicado não fazer atividade física por 12 horas antes do exame; deverá estar em jejum de água e comida por duas horas e meia (alguns profissionais indicam até três horas); não consumir alimentos que contenha cafeína 8 horas antes; não fazer uso de diurético no dia do exame.

 

O melhor horário para a realização da BIA é pela manhã e sempre no mesmo horário (caso tenha que fazer novamente).

 

A bioimpedância é muito importante na avaliação, principalmente para quem quer perder peso de forma correta (perdendo massa gorda sem perder massa magra) e para quem vai começar a fazer atividade física. Mas isso é assunto para outro artigo!

 

Espero que pra você que é leigo e que sempre teve curiosidade em saber sobre o exame de bioimpedância, que esse artigo tenha conseguido explicar de forma clara e objetiva esse assunto!

 

Fiquem com Deus e até a próxima!

 

 

Clarissa Miguel

 

 

Referências:

http://cienciadotreinamento.com.br/o-que-e-composicao-corporal/

http://www.blogdahelo.com/single-post/2016/09/02/Gordura-corporal-parte-II–Percentual-de-gordura-ideal

Gallagher ET AL, American Journal of Clinical Nutrrition, vol 72, setembro de 2000

Omron Healthcare

 

 

 

 

Clarissa

Sobre Clarissa Miguel

Graduada Fisioterapia em 2000 | Escola Superior de Ensino Helena Antipoff 2003 | Pós Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional 2012 pela Universidade Gama Filho | Autorizada pelo Método de Emagrecimento 5s e vários cursos livres na área de Fisioterapia | Atualmente trabalha com Fisioterapia Dermato Funcional e Gerontologia.