Aromaterapia: Uma abordagem clínica

 

 

O que fazer quando uma paciente chega com dor de cabeça ao consultório? Estressada ou com muitos problemas pessoais?

 

O Brasil está se tornando um País de pessoas ansiosas, depressivas e estressadas, sempre que um paciente chega a uma clínica ou centro de estética em busca de tratamento, ele no fundo, também procura desestressar, tratar da alma ou até mesmo vem com casos clínicos que a medicina tradicional já desenganou e nós temos que estar atentos e sensíveis a isso.

 

Uma área da Holística que está ganhando força na medicina alternativa, devido aos estudos realizados e comprovados é a aromaterapia clínica. Ela é uma ciência milenar que existe desde os primordes da humanidade, é uma das sub áreas da fitoterapia, onde se utiliza Óleos Essenciais (voláteis), o que jamais pode ser confundido com essência (sem poder terapêutico).

 

Esses compostos químicos 100% concentrados das plantas, é usado para tratar: acne, seborréia, cólica, cândida, insônia, manchas, depressão, transtornos psicóticos entre outros. Sua aplicação vai depender do caso, mas no geral os ativos penetram pelo nosso maior órgão: a pele. Divididos em três categorias de atuação (medicinal, emocional, dermatológico) possuem uma infinidade de aplicações que vão além das massagens a inalações, compressas, banhos e até mesmo para uso tópico. O grande segredo é saber combiná-los.

 

Extremamente benefíco, o O.E. de tea tree é um dos mais versáteis que conheço, já tratei de pacientes com cândida, uma doença que incomoda muitas mulheres (diluído em água para passar nas partes íntimas), alergias, dermatites, ele também é bastante utilizado em portugal por muitos hospitais para purificar o ar devido ao seu poder bacterecida, fungicida, antiviral etc, bem como o de lavanda, bastante utilizado em vários casos como acne, queimaduras, até mesmo pós operatório de cirúrgias plásticas, seu alto poder cicatrizante reduz o risco de inflamação dos pontos, esta aí o segredo do sucesso dos pós operatórios que eu realizo. Sua atuação também é indicada para casos de depressão e insônia, consegui tratar uma paciente com ansiedade, depressão e taquicardia em um mês, associando lavanda a outros ativos, além de reeducá-la acerca de sua vida.

 

Há também o trabalho holístico que o aromaterapeuta faz em pacientes terminais, acamados e até mesmo gestantes em trabalho de parto, onde existe a necessidade de aliviar as dores, tensão, clarear a mente, promover uma mudança na rotina de vida da paciente, em que a qualidade é a prioridade.

 

Seria impossível mensurar neste artigo os benefícios de todos os O.E. mas, separei alguns dos principais óleos que podem ser usados e algumas de suas aplicações:

 

Gerânio: Medicinal (problemas renais, disturbios hormonais, obesidade, TPM, celulite), Emocional (depressão, medos, ansiedade), Dermatológico (inflamações cutâneas, pele oleosa, tonificante).

 

Laranja (o óleo do sorriso): Medicinal (problemas digestivos, cólica, inapetência), Emocional (TPM, depressão, insônia, tensão nervosa), Dermatológico (tratamento de pele, celulite).

 

Lavanda: Medicinal (cicatrizante, queimaduras, leucorréia), Emocional (TPM, insônia, estados nervosos), Dermatológico (eczema, regenerador celular, acne).

 

Neróli: Medicinal (taquicardia, diarréia, cãibra), Emocional (depressão, apatia sexual, fóbia, estress, medo, tensão, insônia, histeria), Dermatológico (acne, eczema, pele seca).

 

Tea Tree: Medicinal (cicatrizante, herpes, pé de atleta, anti-infecciosos, machucados, cândida), Emocional (purificação, revitalizante), Dermatológico (caspa, pele irritada, erupções cutâneas, acne).

 

Ylang Ylang (o composto do amor): Medicinal (hipertensão, frigidez, impotência), Emocional (TPM, raiva, medo, insônia), Dermatológico (pele oleosa, suaviza a pele, crescimento de cabelo).

 

O poder das gotinhas vão além dos aromas propriamente dito, eles são fitoterápicos que curam nosso corpo e nossa alma, eu espero que o Brasil cresça cada dia mais nessa área Holística, teremos uma população que consumirá menos remédios principalmente para ansiedade e depressão.

 

 

Jeovania

Sobre Jeovania Amorim

Fisioterapeuta Dermato Funcional (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), Esteticista e Terapeuta Holística (Humaniversidade), Especialista em Estética e Cosmética (Gama Filho-PE) atualmente acadêmica de Enfermagem (Universidade Federal de Alagoas). Apaixonada pela ciências da saúde, amo cuidar do ser humano como um todo, trato a estética com devoção, terapeuta holística por vocação.