Alimentação Para os Tipos de Pele

 

 

Para se ter uma pele saudável é importante que a alimentação seja balanceada, rica em vitaminas, minerais, proteínas e fibras.

 

Dietas muito restritivas que priorizam determinados alimentos e excluem outros, podem prejudicar a nutrição do organismo e deixar a pele seca, opaca e sem vida.

 

A alimentação também pode influenciar no aparecimento da acne, há uma relação no consumo de alimentos gordurosos e com muito açúcar com o aparecimento das espinhas.

 

Já a pele seca, precisa de hidratação extra, alimentos ricos em gorduras boas, auxiliam na hidratação da pele.

 

Veja as dicas de alimentos para cada tipo de pele:

 

Pele oleosa e mista com tendência à acne

 

  • Evite alimentos gordurosos, como chocolate, carnes gordurosas, bacon, salsicha, salame, queijos amarelos, nozes, frituras, marisco, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, refrigerantes à base de cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool   que dilata os poros. Esses alimentos não causam a acne diretamente, mas podem agravar o aparecimento delas;

 

  • Beba bastante água, pelo menos 8 copos de água por dia;

 

  • Evite alimentos com um elevado índice glicêmico (IG). A ingestão desses alimentos, como o pão e arroz branco, bolachas, batata (cozida, assada ou purê), aumenta a taxa de glicose no sangue, alterando o sistema endócrino, o que se reflete negativamente na pele;

 

  • Prefira alimentos integrais, como pão e arroz integral, bolachas e torradas integrais, que não aumentam a taxa de glicose;

 

  • Abuse no consumo de frutas, verduras e legumes;

 

  • Aumente o consumo de fibras, elas ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação das toxinas;

 

  • Consuma alimentos ricos em vitamina A. O betacaroteno pode reduzir a produção de sebo controlando a atividade das glândulas sebáceas. Boas fontes de Vitamina A: cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, etc;

 

  • Inclua alimentos ricos em Vitamina B6, pois ajuda a regular os níveis de hormônio associados ao desenvolvimento das lesões da acne, reduzindo as suas complicações. Você encontra a Vitamina B6 no frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e semente de gergelim;

 

  • Alimentos ricos em vitamina B2, ajudam a controlar a oleosidade da pele. Aumente o consumo de couve, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga;

 

  • O zinco encontrado nos frutos do mar, carnes e cereais integrais, está relacionado com a manutenção da saúde da pele, pois aumenta a atividade imunológica, reduz inflamações e promove a regeneração do tecido e níveis saudáveis de hormônios;

 

  • O manganês possui ação antiinflamatória, você encontra nos grãos integrais, nozes e leguminosas, frutas e vegetais;

 

  • Peixes como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, são ricos em ômega 3, que auxiliam no processo inflamatório, auxiliando na cicatrização da acne;

 

  • A vitamina C também ajuda, por ser antioxidante e antiinflamatória. Aposte nas frutas cítricas como acerola, goiaba, laranja, limão, caju, morango, tomate, abacaxi, goiaba, pimentão e brócolis;

 

  • O chá verde repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação;

 

  • A clorofila, presente nas folhas verde escuras, é desintoxicante e pode ajudar no combate da acne;

 

  • Ervas naturais, como alecrim, camomila, erva-cidreira e erva-doce, ajudam a controlar a oleosidade da pele e por conseqüência, o aparecimento da acne;

 

  • Própolis e Mel possuem ação antiinflamatória, fungicida e revitalizante.

 

Pele seca e sensível

 

  • Para este tipo de pele, as orientações acima para pele oleosa são válidas, mas é preciso caprichar nas doses de vitaminas antioxidantes, pois este tipo de pele é mais propensa a formação de rugas;

 

  • Capriche nas doses dos antioxidantes como: acerola, abacaxi, goiaba, melancia, mamão, laranja, uva vermelha, morango, cereais integrais, castanha do Pará, nozes, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, brócolis, frutas vermelhas, sementes de abóbora, etc;

 

  • Aloe e Vera (Babosa) é super hidratante e nutritivo, você pode usar batido com suco de frutas;

 

  • Aveia também é hidratante e nutritivo, incluir diariamente na alimentação vai deixar sua pele mais bonita e hidratada;

 

  • Aposte nas frutas nutritivas e com propriedades hidratantes como: banana, coco, kiwi, maça verde, manga rosa, morango, abacate, pêssego e pitanga;

 

  • Alimentos ricos em gorduras boas como, óleo de linhaça, azeite extra-virgem, nozes, castanhas e gérmen de trigo, ajudam na hidratação da pele;

 

  • Evite café e bebida alcoólica, sal, alimentos condimentados, carne vermelha, laticínios, alimentos refinados e fritos e açúcar em excesso.

 

 

 

Essas são as dicas de hoje, espero que tenham gostado!

Até a próxima!

 

Dra. Michelle Ferreira – CRN3 19020

 

 

 

Michelle Ferreira

Sobre Dra. Michelle Ferreira

CRN3 19020 | Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva | Graduada pela São Camilo e especialista em nutrição esportiva pela Universidade Gama Filho (UGF) com curso de aperfeiçoamento pela Universidade de São Paulo (USP) | Cursos de nutrição funcional, vegetarianismo e veganismo | 10 anos de experiência em clínica com tratamento de obesidade, diabetes, distúrbios metabólicos, câncer, estética, intolerantes e atletas.