A Outra Face da Estética que Ninguém lhe contou

 

 

 

Já foi a época em que a estética estava ligada diretamente a beleza, futilidade e riqueza. Hoje a estética é uma especialidade da área da saúde.

 

Você que quer ingressar nessa área ou já é profissional, precisa relembrar algumas coisas, entre elas que estética não é protocolos! Isso mesmo!

 

Não sei o que está havendo com as faculdades, com as pós graduações e até mesmo os cursos livres, pois o aluno não está sendo ensinado a pensar, mas sim a protocolar.

 

O mercado está cheio de profissionais com nome, mas que são acostumados com protocolos, quer tudo pronto, não se dá o trabalho de questionar o processo inflamatório, por exemplo de criolipólise, de uma nova técnica, não querem buscar nos livros o que está na cara, daí surge uma pessoa que estudou os livros e lança métodos que não são nada novos, são apenas o que estava nos livros e você deixou passar, seja por preguiça ou falta de interesse de pegar um livro e ler.

 

Esse é o primeiro ponto, quem ingressa nessa área tem que saber que temos que nos especializar sempre, isso inclui estudar nos horários livres entre pacientes, investir em livros que custam no mínimo R$ 250,00 e por ai vai.

 

Ninguém havia lhe dito que você teria que abrir mão de muitas coisas, entre elas o tempo com a família, com os amigos e os domingos. Há pacientes que não tem protocolo que dê jeito, você terá que quebrar a cabeça e montar um próprio.

 

A você paciente, saiba que um bom profissional além de abrir mão do tempo em família para cuidar de você, ainda tem os investimentos em cursos que são altíssimos, tem cursos que passam da casa dos R$ 3.000,00. Um bom profissional é aquele que se especializa cada vez mais no que faz.

 

Sem falar dos aparelhos, esses sim merecem destaque, pois aí está o grande ponto crucial para quem inicia a carreira, requer um investimento altíssimo, são custos com estrutura, material de insumo, toalhas, maca, material de higiene e limpeza, anvisa e impostos.

 

E o desgaste emocional? Às vezes nos encontramos aos cacos, mas por amor a profissão, nos recompomos e tentamos passar essa confiança para os clientes mesmo quando não estamos nos melhores dias.

 

É difícil lidar com tudo isso? Sim, é e muito! Mas existe uma palavra que move tudo isso e deixa tudo mais fácil: . Para você que se apaixonou por pele, gordura e melasma à primeira vista, pode ter certeza, tudo isso será mais fácil com fé, acredite em você, no seu potencial e não importa o momento em que você se encontra, acredite! Você vai vencer!

 

Termino meu artigo deixando uma mensagem para você que é paciente: valorize seu(ua) profissional, pois o investimento é pouco comparando o valor de um pacote ou de uma sessão com o quanto ele(a) investiu para te oferecer o melhor para cuidar e reestruturar sua saúde.

 

Quanto a você estudante de estética e profissional da área, o ingrediente do sucesso é a paixão, quem se apaixona pela estética não busca protocolos, mas sim cria um próprio, estuda e vai além dos seus limites, trata cada paciente de acordo com sua fisiologia, respeitando todos os limites possíveis. Quem se apaixona pela estética simplesmente faz independente do valor e da situação financeira que se encontra.

 

Se apaixone, se reapaixone pela estética, pela sua profissão e se valorize, listei apenas pequenos pontos pois há muito mais que isso, abrimos mão de muito mais que isso para oferecermos nosso máximo, e quanto valerá ele?

 

Seu espaço pode ser em uma casa, numa sala, numa galeria, numa excelente estrutura, mas se você continuar a ser igual a todos, será somente mais um no mercado. Não protocole, ao invés disso, estude, vá atrás, busque nos horários livres ler, busque formas de mudar seus processos hoje e se apaixone novamente, se motive a fazer um novo na sua vida!

 

 

 

 

 

Jeovania

Sobre Jeovania Amorim

Fisioterapeuta Dermato Funcional (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas), Esteticista e Terapeuta Holística (Humaniversidade), Especialista em Estética e Cosmética (Gama Filho-PE) atualmente acadêmica de Enfermagem (Universidade Federal de Alagoas). Apaixonada pela ciências da saúde, amo cuidar do ser humano como um todo, trato a estética com devoção, terapeuta holística por vocação.